terça-feira, 19 de abril de 2011

Aula 8 - Avaliação da Disciplina

1.       O QUE APRENDI COM A DISCIPLINA?
Penso que um aprendizado valioso frente ao conteúdo tratado na disciplina é a visão mais abrangente da atualidade a partir do conhecimento da história da infância. Desse modo, melhor compreender concepções educacionais e práticas pedagógicas adotadas, bem como a organização do sistema de ensino e a legislação, que norteiam a realidade atual.
Pois, conforme GALVAO, “criança e infância são conceitos construídos e incorporados cultural e socialmente – a partir do que se pensa sobre elas – e transformados ao longo da história. Valores, posturas e sentimentos em relação à criança foram se modificando à medida que se alterava a própria dinâmica econômica e social”.
Nesse mesmo sentido, compreender o processo de transformação das Políticas Públicas e o modo destas traduzirem a visão da sociedade brasileira a respeito da criança, da infância e da educação infantil; assim como, a progressiva conquista de direitos da criança, assegurados pela legislação atual.
Também foi importante encarar o desafio de aprender a manusear a ferramenta de construção de um blog, no caso, em educação infantil, com a possibilidade de registrar e acompanhar a produção das atividades ao longo do curso e partilhar com os colegas e demais interessados.

2.       QUAIS FORAM OS IMPACTOS DA DISCIPLINA EM MINHA PRATICA DOCENTE?
Penso que o principal impacto, a partir de uma visão mais abrangente e aprofundada dos avanços das Políticas Públicas em Educação Infantil foi o de fortalecer e melhor embasar nossa militância pelo reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e nela inserida a criança de 0 a 3 anos; aí incluídas as crianças atendidas no âmbito do Programa de Educação Precoce.
Outro aspecto relevante é a compreensão de meu papel como educadora e o compromisso como sujeito, assim como da própria criança, na construção desse processo histórico na atualidade.
Como experiência significativa, cito a participação no Fórum Educacional de Sobradinho, ocorrido em 23 e 24/03, integrando o GT de Educação Infantil no qual pude fazer voz e voto a favor da compreensão e inserção da Educação Precoce na Educação Infantil, no âmbito da DRE de Sobradinho.


                                                                

Um comentário:

  1. Olá, Clarisse

    Gostei muito do seu blogfólio. Fiquei feliz e orgulhosa por você ter aceitado minha proposta de fazer algo diferente na questão do portifólio. Seus textos estão bem escritos e de agradável leitura.
    Se desejar, continue alimentando-o, agora como seu blog sobre a Educação Infantil. Sucesso em sua vida pessoal, familiar e profissional!
    Nota: 4,0

    Abraços, professora Maysa

    ResponderExcluir