quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aula 2 - Texto Kuhlmann: Histórias da Educação Infantil Brasileira

Texto de
KUHLMANN, M.  (2000)

O que caracteriza, principalmente, o embate entre concepções educacionais que confronta desenvolvimento, cognição e recreação?

Em estudo sobre a história da Educação Infantil, Kuhlmann destaca o enfoque no desenvolvimento infantil mediante o acompanhamento das aquisições das crianças de 0 a 18 meses, tendo como referência escalas de desenvolvimento e a adoção da abordagem pedagógica da estimulação. Para as crianças de 18 meses em diante, identifica o propósito educacional tendo como foco o desenvolvimento intelectual da criança e cita o ponto de vista defendido por Paulo Nathanael de Souza, quando “... situou um modo tradicional de pré-escola, na linha do desenvolvimento natural e do ludismo, e outro moderno, na linha do desenvolvimento intelectual. (Vilarinho, 1987, p.152)

Ao mesmo tempo, cita que, ao se fazer a crítica ao modelo das instituições de educação infantil de baixo custo, difundido a partir da década de 70, acabavam por criticar os objetivos de recreação, […] onde se considerava a importância do brincar, entretanto imediatamente secundarizado, em uma hierarquia subordinada ao pedagógico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário