Texto de
KUHLMANN, M. (2000)
O que caracteriza, principalmente, o embate entre concepções educacionais que confronta desenvolvimento, cognição e recreação?
KUHLMANN, M. (2000)
O que caracteriza, principalmente, o embate entre concepções educacionais que confronta desenvolvimento, cognição e recreação?
Em estudo sobre a história da Educação Infantil, Kuhlmann destaca o enfoque no desenvolvimento infantil mediante o acompanhamento das aquisições das crianças de 0 a 18 meses, tendo como referência escalas de desenvolvimento e a adoção da abordagem pedagógica da estimulação. Para as crianças de 18 meses em diante, identifica o propósito educacional tendo como foco o desenvolvimento intelectual da criança e cita o ponto de vista defendido por Paulo Nathanael de Souza, quando “... situou um modo tradicional de pré-escola, na linha do desenvolvimento natural e do ludismo, e outro moderno, na linha do desenvolvimento intelectual. (Vilarinho, 1987, p.152)
Ao mesmo tempo, cita que, ao se fazer a crítica ao modelo das instituições de educação infantil de baixo custo, difundido a partir da década de 70, acabavam por criticar os objetivos de recreação, […] onde se considerava a importância do brincar, entretanto imediatamente secundarizado, em uma hierarquia subordinada ao pedagógico.
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