quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reflexão inicial sobre a disciplina


1.       O que eu espero dessa disciplina?
Espero aprofundar meus conhecimentos sobre a Infância e a Historia das Políticas Públicas Brasileiras no que se refere à Educação Infantil, seus avanços e desafios, a fim de melhor contextualizar e embasar minha prática pedagógica e formação acadêmica. Desse modo, possibilitar-me as condições necessárias à preparação acadêmica, intelectiva e psicológica para elaboração e aplicação de meu projeto de Tese de Doutorado.

2.       O que a disciplina pode esperar de mim?
A disciplina tem sido, a cada dia, mais motivadora e de grande incentivo para que eu retome o estudo na área, com persistência e perseverança, após ‘longo’ intervalo desde o termino do Mestrado (2003). Para tanto, reconheço a necessidade e me proponho dedicação ao curso na leitura dos textos e artigos, participação nas aulas e produção acadêmica, assiduidade e pontualidade.

3.       O que você entende por infância e por criança?
Infância – É uma categoria da historia humana, etapa particular da vida, construída e transformada historicamente.
Criança - É entendida como sujeito social e histórico que pensa, interage, modifica e é modificado pelo meio em que vive.
Como um ser social, as crianças participam das relações sociais, “apropriam-se de valores e comportamentos próprios de seu tempo e lugar, porque as relações sociais são parte integrante de suas vidas, de seu desenvolvimento”. (KULHMANN JÚNIOR, 2001, p.31).

4.       Os conceitos de criança e infância significam a mesma coisa? Justifique.
São conceitos diferentes, entretanto, conforme Basso esclarece, não existe um conceito universal de criança e de infância. Há, sim, em diferentes contextos, frutos de cada cultura, determinadas concepções de criança e de infância.

5.       A infância realmente existe ou é uma criação nossa?

A infância é o modo como a criança é percebida por uma dada sociedade, tempo e lugar, frutos de cada cultura, construída e transformada historicamente.
O sentimento de infância corresponde à consciência da particularidade infantil (Aries, 1981). Segundo Basso, surge o sentimento de Infância a partir do século XVII, período em que a criança e a família assumiram um novo lugar nas sociedades industriais. Esse sentimento trouxe consigo a preocupação dos educadores e moralistas com a disciplina e a racionalidade dos costumes. A partir de então, foi reconhecida a infância como etapa particular da vida. Portanto, a criança não deixa de ser criança, mas a infância é produto de cada sociedade.

         6.       Defina educação infantil e políticas públicas.
Educação infantil
A educação infantil é a primeira etapa da Educação Basica. Consiste na educação das crianças antes da sua entrada no Ensino Fundamental, de carater obrigatório. É ministrada normalmente no período compreendido entre os zero e os cinco anos de idade de uma criança.

Políticas Públicas
É um conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, com vistas ao bem coletivo. Mas não se deve esquecer que quem faz o “Estado” existir são cidadãos comuns que contribuem com impostos, e esses querem saber como o seu dinheiro está sendo usado para o beneficio comum.

Esse momento de participação ativa da sociedade civil e de organismos governamentais na discussão dos direitos da criança instaurou uma nova concepção para a infância: a criança cidadã.
A criança passou a ter direito à proteção integral, assegurada pela família, pela sociedade e pelo Estado {...}, foram estabelecidos mecanismos de participação e controle social na formulação e implementação de políticas para a infância.

A Política Nacional de Educação Infantil estabeleceu ações prioritárias a serem implantadas no âmbito da Educação Infantil, com objetivos, diretrizes e linhas gerais.

7.       Todas as crianças vivem a infância da mesma forma?
Cada criança vive a infância de acordo com a cultura na qual esta inserida, sujeita ao contexto e às condições sócio-economicas do tempo e lugar em que vive.  
A criança é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar, inserida em uma sociedade, com determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca.

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