sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aula 6 Resumo - Concepcoes: ponto de partida

O texto trata da evolução histórica da representação social de infância e criança, traduzidos em variadas concepções, e a importância de explorar essas idéias de forma crítico-reflexiva.
A compreensão é de que não existe um conceito universal de criança e infância. Há sim, em diferentes contextos, fruto de cada cultura, determinadas concepções destas.
Nesse sentido, os programas de Educação Infantil estão ligados às concepções, conforme o contexto social e as pessoas diretamente envolvidas. Ou seja, a história da criança e da infância está diretamente ligada ao seu contexto sócio-economico e cultural, demográfico e temporal, modificando-se ao longo do tempo.
Desse modo, descreve a autora, sendo a infância construída e transformada históricamente, [...] o ‘sentimento de infância’ corresponde à consciência da particularidade infantil, sendo assim sintetizada (Aries, 1981): Infância reduzida (até século XII); paparicação à crianca nos seus primeiros anos de vida (início século XIII e evolui nos século s XV e XVI); sentimento de infância (a partir do século XVII), quando “a escola substitui a aprendizagem como meio de educação”.
E conclui: “Portanto, a infância e a criança não podem ser concebidas por um padrão de homogeneidade ou por um recorte etário em oposição ao adulto, mas pela via da heterogeneidade, da pluralidade, da contextualização e das diferentes formas de sua inclusão na realidade".
BASSO, Claudia de F. R. e CHAVES, Laura C. P.

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