sábado, 30 de abril de 2011

Aula 4 - Resenha: Crianças, infância e educação

RESENHA
TEXTO: CRIANCAS, INFANCIA E EDUCACAO
GALVÃO, Andréa Studart Corrêa. Crianças, Infâncias e Educação. In: Educação Moral e Qualidade na Educação Infantil: desafios ao professor. Dissertação de Mestrado. Adapt. Brasília, UNB: 2005. p. 37-51.

I - A quem interessa
O texto é de autoria de Andréa Studart Corrêa Galvão, pedagoga, coordenadora de cursos de especialização em Educação Infantil. Interessa especialmente aos educadores e profissionais que atuam no âmbito da educação, da psicologia, todos aqueles que trabalham com criancas, assim como estudantes.

II - Por que interessa
Interessa especialmente para situar o leitor sobre a construção social do conceito de infância e de criança ao longo da história, conforme a cultura dada. Assim como, possibilitar ao leitor o reconhecimento de suas próprias concepções acerca da infância e da criança e as repercussões dessas em sua prática pedagógica.

III - O que contem o texto
O texto aborda os conceitos construídos acerca da infância e da criança e como essas concepções determinam o tipo de visão que as instituições de educação infantil têm sobre a criança e a infância, determinando sua organização e práticas educativas.
Trata ainda das transformações ocorridas ao longo da história do conceito de infância e criança, e que estes são construídos e incorporados cultural e socialmente a partir do pensamento do adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário